A Superintendência de Água e Esgotos – SAE de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, alerta a população sobre a real situação da água bruta captada do Ribeirão São Lourenço, a qual está apresentando um índice de turbidez extremamente acima do habitual. O nível de unidade de turbidez, em dias sem chuva, costuma ser abaixo de 50, enquanto, no atual período de alto volume de chuvas, está chegando a 1.000, o que representa 20 vezes mais do que o de costume.
A turbidez é um parâmetro de aspecto estético, que se trata uma propriedade física dos fluidos que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz através do fluido. Sabe-se que as chuvas trazem resíduos pelo curso do rio, o que pode interferir e dificultar diretamente no tratamento de água para torna-la potável.
Assim, podem ocorrer interrupções na operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) para que sejam realizadas as devidas limpezas e manutenções. Deste modo, poderá haver redução significativa dos níveis dos reservatórios, resultando no desabastecimento em algumas regiões.
Para manter a qualidade da água e o abastecimento das residências do município de forma ininterrupta, a SAE investe constantemente em insumos de tratamento, os quais auxiliam que a água de Ituiutaba siga rigorosamente os parâmetros apontados pelo Ministério da Saúde.
A SAE reforça mais uma vez a necessidade do uso racional da água e agradece a compreensão da população. O atendimento à população é feito por meio dos telefones 0800 341 8195 e (34) 3268-0400.