Lançado em novembro de 2022, na Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) em Uberlândia, Triângulo Mineiro, o Projeto vem ganhando espaço e importância dentro da unidade. Nos últimos meses, mais de 80 lixeiras foram distribuídas em salas da DRPC, além de dependências dos prédios, como copa, corredores e áreas externas. A ação de separação de resíduos – seco, úmido e eletrônico – visa à reciclagem do lixo que normalmente iria para aterros sanitários.
Com o aumento do volume dos resíduos a serem reciclados, separado na Delegacia Regional, o caminhão da coleta seletiva, que passava semanalmente, teve sua jornada na região dobrada, fazendo agora o recolhimento duas vezes por semana.
A empresa parceira da Polícia Civil em Uberlândia, Coleta e Descarte de Eletrônicos (Codel), recebe mensalmente cerca de 5 mil quilos de lixo eletrônico dos parceiros e, desse montante, 4,5 mil quilos são reciclados, dos quais 2% é para reuso, informa a engenheira de Segurança do Trabalho e Setor Comercial da Codel, Lorena Cândida Ribeiro de Freitas.