27ª edição do Festival Rec-Beat chega ao Recife em pleno carnaval

A 27ª edição do Festival Rec-Beat será realizada no Cais da Alfândega, em Recife, de 18 a 21 de fevereiro. Com vinte atrações nacionais e internacionais gratuitas, o evento é uma fusão de múltiplas expressões artísticas dentro da folia recifense. A festa se tornou um espaço democrático para os foliões experimentarem uma pluralidade de sons e ritmos heterogêneos. Uma atitude pioneira que possibilita o encontro entre cenas musicais locais e o que está sendo produzido em termos de sonoridade nacional. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Música 2022.

Após incursões pelo mundo digital e outros estados, o Rec-Beat retorna à capital recifense depois de três anos desde a última edição presencial na cidade. Durante esse tempo, o festival continuou experimentando possibilidades e inovações. Em 2021, o evento trocou as ruas pelo YouTube, onde realizou uma edição digital que se tornou referência entre os festivais brasileiros, na qual manteve sua essência com shows e performances filmados em cenários urbanos de Pernambuco e São Paulo. A programação contou com homenagens ao poeta Miró da Muribeca e a presença de artistas como Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu.

A identidade visual desta edição é assinada pelos Irmãos Credo, artistas visuais de Trindade, interior de Goiás. Com um discurso que transita entre o sagrado e o profano, a dupla concebeu um “kalunga andrógino” para estampar o cartaz do festival. “É um elemento característico de nossas artes. Ele está vestido com um paletó que, posicionado acima da cabeça, imita a forma de um caranguejo. Nesse paletó no sentido da visão, optamos por retratar elementos musicais sintetizados, como tarraxa, pandeiro, explosão de sons e cores . Toda essa diversidade que representa o festival e também o nosso estilo”, explicam os irmãos.

“Há também o sentido da audição, retratado pela auréola de orelhas. E as mãos, representando o toque, quase místicas, seguram anéis com elementos bastante significativos para nós – santo, brasilidade e adornos que constroem a alegoria de uma festa popular”, complementam os artistas visuais, conhecidos pela caracterização de seres místicos, com um olhar afrofuturista, pintados em murais ao redor do país.

Saiba mais sobre o Festival Rec-Beat,aqui

Serviço:

27ª edição do Festival Rec-Beat

Dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro | Horário: 19h

Entrada gratuita

Local:Cais da Alfândega, s/nº – Bairro do Recife – Recife (PE)

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile