O governo de Minas Gerais anunciou um investimento de R$ 20 milhões em renda em políticas públicas para ampliar o mercado de trabalho, gerar e qualificar profissionalmente a população do estado. O objetivo é destinar R$ 10.667 milhões para a criação de 4.250 vagas em cursos de capacitação nas principais regiões, com foco nas pessoas enfrentadas em situação de pobreza e extrema pobreza.
De acordo com o governo, serão oferecidas 150 turmas nas mais celebradas áreas, com capacitação realizada por entidades parceiras especializadas, como o sistema “S” e instituições de ensino profissionalizante. Além disso, serão oferecidos cursos específicos como eletricista de rede de distribuição e mecânico de máquinas pesadas para trabalhadores que buscam ingressar na indústria.
Para participar desses cursos, os interessados precisam ter pelo menos 16 anos de idade e cumprir a escolaridade mínima exigida pelo curso. Segundo a secretária do Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, a Sedese fez um mapeamento econômico para identificar as principais demandas por cursos em cada região do estado.