Senado veta chamar invasores do Congresso Nacional de “manifestantes”

O Senado Federal recomendou, por meio de sua Secretaria de Comunicação (Secom), o uso dos termos “invasores” ou “vândalos” para falar sobre os envolvidos nas invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro. A medida foi publicada no Manual de Comunicação da Casa.

O documento também vetou o uso da palavra “manifestantes” para se referir às pessoas que invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Para se referir às pessoas que participaram dos atos antidemocráticos nas sedes dos três Poderes, a Secom usa os termos “invasores” ou “vândalos”. Não se recomenda o uso das expressões “manifestantes”, já que o que houve não foi uma manifestação, nem “terroristas”, designação dada apenas àqueles já condenados pela Justiça por crime de terrorismo”, menciona o comunicado.

 

Veja o comunicado na íntegra:

“8 de janeiro

Para se referir às pessoas que participaram dos atos antidemocráticos nas sedes dos três Poderes, a Secom usa os termos ‘invasores’ ou ‘vândalos’. Não se recomenda o uso das expressões ‘manifestantes’, já que o que houve não foi uma manifestação, nem ‘terroristas’, designação dada apenas àqueles já condenados pela Justiça por crime de terrorismo.

Para se referir ao evento, pode-se usar ‘o 8 de janeiro’, ‘as invasões do 8 de janeiro’, ‘atos de vandalismo’ e ‘atos antidemocráticos’”.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile