Um serviço gratuito para bloquear celulares roubados ou furtados é um dos grandes aliados dos foliões durante o Carnaval 2023. A Central Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc) tem como objetivo a redução deste tipo de crime e a possível recuperação dos aparelhos.
A Central de Bloqueio permite o bloqueio do aparelho por meio de duas opções: com o número do telefone utilizado pelo usuário, a partir da vinculação com uma operadora, e o fornecimento de informações pessoais; a partir do IMEI do telefone, que é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel, para casos em que o aparelho ainda não tenha sido vinculado a uma operadora, e o fornecimento de informações pessoais.
Vale ressaltar que, nas duas situações, é necessário ter registrado a ocorrência de roubo ou furto do aparelho em uma unidade policial. O Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) precisará ser anexado ao formulário.
Segundo a Cbloc, para potencializar o efeito da inutilização do aparelho com resultados para a segurança pública, é recomendado que o bloqueio seja solicitado até 48 horas após o registro da ocorrência.
O sistema online está disponível no site oficial da Secretária de Estado de Segurança Pública (Sejusp) e também na página do Cbloc.
Na última edição oficial do Carnaval, em 2020, Minas Gerais teve 2.032 furtos de celular e 604 roubos.