Na manhã desta quinta-feira (16), um tremor de terra consumido a cidade de Rubim, na região do Vale do Jequitinhonha. Com 3,4 pontos na Escala Richter, o abalo foi sentido pelos moradores do município, que conta com uma população de 10.321 habitantes.
O evento sísmico aconteceu por volta das 9h da manhã e foi registrado por câmeras de segurança da cidade. Apesar do susto, não houve registro de feridos, de acordo com a Defesa Civil.
Dados do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP) apontam que outras quatro cidades do Brasil também tiveram eventos semelhantes neste mês de fevereiro. O maior registro foi na cidade mineira, seguido de Pirangi, em São Paulo, com 2,4, e Jacobina, na Bahia, também com 2,4. Já em São Caitano, em Pernambuco, o IGC registrou 2,2 na Escala Richter.
A cidade de Rubim já havia sido atingida por um tremor de 1,8 pontos na Escala Richter em dezembro de 2020. A região do Vale do Jequitinhonha está situada sobre a borda da Bacia Sedimentar do Paraná, que é uma área sismicamente ativa.
Ver essa foto no Instagram