Considerando as novas variantes do vírus da Covid-19 e a fim de evitar uma nova onda de casos e mortalidades provocados pelo agravamento da doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (27).
A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização, seguirá o cronograma e disponibilizará as doses da primeira remessa em todas as 74 salas de vacina da cidade.
A vacina bivalente contém as cepas originais do vírus e da Ômicron, além de outras variantes. A destinação, neste primeiro momento, será aos grupos prioritários e ocorrerá de forma escalonada em cinco fases e de acordo com a disponibilidade das doses, cuja responsabilidade do envio é do Governo de Minas.
Veja o esquema abaixo:
>>> 27/02 – Fase 1:
– Pessoas acima de 70 anos;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP);
– Imunocomprometidos acima de 12 anos;
>>> 06/03 – Fase 2:
– Pessoas de 60 a 69 anos de idade;
>>> 20/03 – Fase 3:
– Gestantes e puérperas;
>>> 17/04 – Fase 4:
– Trabalhadores da saúde;
>>> 17/04 – Fase 5:
– Pessoas com deficiência permanente;
O Programa Municipal de Imunização reforça que esse esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose bivalente para as pessoas que apresentarem o esquema básico completo. Ou seja, com as duas doses da vacina monovalente há mais de quatro meses.