Foi publicada no sábado (25/2), no Diário Oficial de Minas Gerais , a deliberação nº 192 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) , que trata da equiparação do valor de suas bolsas de formação (Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) aos novos valores praticados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Como anunciado em 16/2 , o aumento irá beneficiar mais de 6,5 mil bolsistas. O reajuste incidirá a partir da mensalidade de fevereiro 2023. Assim, as bolsas a serem pagas até o quinto dia útil de março, referentes ao mês de fevereiro, já serão depositadas com os novos valores.
Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fapemig, reforça o compromisso e o esforço da equipe da fundação em oferecer melhores condições para a formação de jovens e incentivo à carreira científica.
Como destacou durante o anúncio do reajuste, “a decisão de equiparar os valores de nossas bolsas aos valores agora praticados pela Capes e pelo CNPq levou em consideração o papel fundamental das bolsas de pesquisa e seu impacto positivo no progresso econômico e social do Estado”.
Novos valores
O reajuste nos valores das bolsas de formação da Fapemig foi o segundo em menos de dois anos. Em outubro de 2021, já havia sido concedido um aumento de 25%. Os novos valores das bolsas são:
No caso de dúvidas, basta enviar mensagem pelo Fale Conosco .