Uberlândia: Prefeitura inicia aplicação de dose bivalente contra Covid

As 74 salas de imunização do município deram início, nesta segunda-feira (27), à aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 em Uberlândia. A destinação, neste primeiro momento, é para idosos com idade acima de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) e imunocomprometidos acima de 12 anos. Ao todo, são cerca de 51 mil pessoas aptas à vacinação em Uberlândia.

A Prefeitura de Uberlândia segue cronograma conforme a disponibilidade de doses, cuja responsabilidade de envio é do Governo de Minas. A vacinação ocorrerá de forma escalonada em cinco fases, a fim de evitar uma nova onda de casos e mortalidades provocada pelo agravamento da Covid.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, explica que o imunizante bivalente visa a proteção contra o vírus na forma original, além de outras variantes, incluindo a Ômicron.

“Todas as 74 salas de vacina do município já estão abastecidas com essa dose, inclusive com oito pontos de vacinação que se estendem até as 21h. Para receber essa dose de reforço, no mínimo, tem que ter tomado, pelo menos, duas doses da vacina monovalente. Aí sim, com intervalo de quatro meses, recebe a bivalente”, explicou.

Aposentada e com 71 anos, Celida Maria Rodrigues compareceu logo pela manhã no ambulatório da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Tibery para completar o esquema vacinal.

“Ano passado tomei quatro doses, e hoje acordei cedo e vim na UAI, pois eu sei que há bastante gente procurando. O que eu aconselho é que as pessoas procurem a vacinação. Eu tomei quatro doses ano passado e é uma proteção para nós, que já somos idosos. Se tivesse mais vacina, teríamos que tomar mais”, pontuou.

 

Cronograma

– 27/02 – Fase 1: Pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP); imunocomprometidos acima de 12 anos;

– 06/03 – Fase 2: Pessoas de 60 a 69 anos de idade;

– 20/03 – Fase 3:  Gestantes e puérperas;

– 17/04 – Fase 4:  Trabalhadores da saúde;

– 17/04 – Fase 5:  Pessoas com deficiência permanente.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile