Nesta segunda-feira (27), a cidade de Uberlândia, registrou um segundo caso suspeito de Chikungunya. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti pode causar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações, náuseas e vômitos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SES-MG), o paciente apresentava os sintomas da doença e foi encaminhado para uma unidade de saúde. Ele passou por exames e agora aguarda o resultado dos testes para confirmar ou descartar o diagnóstico.
Conforme boletim epidemiológico, em Minas Gerias foram confirmados mais de 13 mil casos de dengue em dois meses e quatro óbitos desde o início do ano. Quanto à chikungunya, foram 4.536 registros, sendo que uma morte pela doença está em investigação. Em relação à zika, há 1 caso confirmado.
A SES-MG também informou que está realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como a aplicação de larvicida em pontos estratégicos da cidade e orientação da população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas.