- ANÚNCIO -

Uberlândia: vacinação contra Meningite C é prorrogada temporariamente

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) prorrogou temporariamente a vacinação contra a Meningocócica C em todo o estado. Com isso, o público-alvo da campanha tem agora até o dia 30 de abril para garantir a dose da vacina.

Iniciada em novembro do ano passado, jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e estudantes universitários (sem limite de idade) devem tomar uma dose da vacina contra a Meningite C.

A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença. Até o momento, foram aplicadas 29.252 doses em Uberlândia.

No entanto, os estudantes universitários estão com a menor adesão, representando apenas 4,5% do público-alvo na cidade. Na sequência estão os trabalhadores da educação, com 13,7%, e os adolescentes e adultos, com 19,7%.

“Toda campanha é uma forma de intensificar a cobertura contra as doenças. Em relação à Meningite existe uma preocupação muito grande com o aumento excessivo dos casos de meningite no país, totalmente fora do habitual. Precisamos quebrar essa cadeia de transmissão e controlar a doença”, disse a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira.

A vacinação em Uberlândia depende das doses disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Além do público da campanha, fazem parte da rotina de vacinação contra a doença adolescentes de 11 a menores de 15 anos e crianças de 3 e 5 meses (com reforço ao completar 1 ano).

 

>>> Público alvo da campanha:

– População geral de 16 a 30 anos

– Trabalhadores da saúde acima de 16 anos

– Trabalhadores da educação (acima de 16 anos)

– Estudantes universitários de escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas (sem limite de idade)

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Uberlândia disponibiliza 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), o atendimento vai das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é das 8h às 18h, sendo que a unidade do bairro Brasil, devido ao Horário do Trabalhador, funciona até as 21h.

Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – exceto Morumbi e São Jorge –, também tem vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 21h.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile