Por volta das 18h do último sábado, 4, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, foi chamado para realizar o resgate de uma cobra que estava no motor de um carro, na zona rural da cidade. Segundo o solicitante, no momento em que ele passava próximo ao seu veículo, que estava estacionado na garagem de sua casa, avistou uma serpente da cor preta, entrando pelo capô.
Diante destas informações, os militares se deslocaram até o local. Ao chegar no endereço, foi possível constatar que realmente se tratava de uma caninana, que entrou em um pequeno espaço próximo à junção do escapamento ao motor, em um lugar de difícil acesso.
Após cerca de 40 minutos, os bombeiros conseguiram capturar a serpente de, aproximadamente, dois metros de comprimento e soltá-la de volta na natureza.
A serpente caninana quando se sente ameaçada infla uma região próximo a sua cabeça, além de elevar seu corpo e agitar rapidamente a cauda. Com isso, ela adota uma postura intimidadora e arma botes para se defender, além de se mover rapidamente para evadir ou atacar.
Por isso, os bombeiros orientam que, sempre que um animal silvestre for avistado em situação de perigo para ele mesmo ou pessoas, os bombeiros sejam acionados de imediato pelo telefone 193 para orientações. Nunca deve-se tentar realizar a captura desses animais, pois podem ocorrer acidentes.