A Prefeitura de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a realização da ação educativa de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes do setor de Educação em Saúde estão passando em empresas e nas escolas municipais e estaduais com o objetivo de levar conhecimento, orientações e métodos de prevenção nas residências para funcionários, alunos e professores.
Essa ação já aconteceu em várias escolas municipais, estaduais e também em comércios e indústrias de Ituiutaba. Nesta semana, começando na segunda-feira (6), as atividades foram realizadas na Escola Estadual Coronel Tônico Franco, oportunidade em que alunos, professores, diretores e colaboradores tiveram palestras, rodas de conversa e, principalmente, demonstrações dos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Já na terça (7), a ação ocorreu na Escola Municipal Manoel Alves Vilela. Nesta quarta (8), houve palestra nos PSFs e DDS (Diálogo Diário de Segurança) na empresa Syngenta. Na quinta (8), as equipes retornam ao Tônico Franco com atividades para o Ensino Fundamental e Sala de Espera nos PSFs. Para fechar a semana, na sexta (9), a atividade ocorrerá na Escola Estadual Cônego Ângelo.
A ideia também é que os alunos levem o conhecimento adquirido para suas casas, para que todos tenham em mente a importância dos cuidados nas residências, dentre eles:
Lixeiras sempre tampadas; quintal sem lixo e entulhos, garrafas e baldes de cabeça para baixo; reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; não usar pratinhos que acumulam água para vasos de planta; pote para água de animais devem ser limpos com bucha ou escova; manter limpos os ralos, canaletas e calhas; realizar manutenção periódica de piscinas e caixas d’água; colocar babosas, bromélias e outras plantas que acumulam água em local coberto; deixar lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água; não utilizar garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas por onde o mosquito possa entrar para colocar ovos.