- ANÚNCIO -

Confira o golpe que imita site de consulta para receber dinheiro esquecido do Banco Central

Os golpes geralmente utilizam elementos visuais que remetem à veracidade dos sites oficiais para roubar dados

Gabriele Leão
Sites e e-mails falsos têm sido criados com frequência, através de links que podem infectar dispositivos com vírus ou até mesmo capturar dados financeiros e pessoaisFoto: Reprodução/Depositphotos

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A reabertura do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, para consulta de valores esquecidos, na terça-feira (7), foi uma oportunidade para golpistas atuarem e disseminarem fake news. Sites e e-mails falsos têm sido criados com frequência, através de links que podem infectar dispositivos com vírus ou até mesmo capturar dados financeiros e pessoais.

Os golpes geralmente utilizam elementos visuais que remetem à veracidade do site oficial do Banco Central , com termos como “Valores a Receber”, “BCB”, “registrato” e “gov” no nome do domínio para enganar as vítimas e dar uma falsa credibilidade.

Confira a URL de um dos sites falsos:

https://valoresareceber@alurl.ru/go/

O mesmo cita mensagens como: ‘ VOCÊ TEM VALORES A RECEBER’, ‘CONSULTA LIBERADA PARA TODOS ATÉ 9/3/2023’

Para evitar cair em golpes, é importante verificar a autenticidade do site acessado, conferir o endereço eletrônico e desconfiar de ofertas muito vantajosas ou de mensagens de desconhecidos. O Banco Central alerta que não solicita informações pessoais ou bancárias por e-mail ou telefone e que o acesso ao SVR é feito exclusivamente pelo site oficial da instituição.

Ao perceber qualquer indício de fraude, é recomendável denunciar à instituição responsável, à polícia ou ao Ministério Público. A atenção e a cautela são essenciais para evitar cair em armadilhas e proteger-se de possíveis prejuízos.

Este é o Autenticando, quadro do Regionalzão que busca analisar conteúdos publicados nas redes sociais e sua autenticidade.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile