Nesta quarta-feira (08), durante as comemorações do Dia Internacional das Mulheres, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou uma peruca e se intitulou deputada Nicole para debochar de mulheres trans na Câmara dos Deputados.
No vídeo que circula nas redes sociais, o parlamentar ironiza a ideia de “lugar de fala” ao dizer que se sentia mulher naquele momento e que, por isso, tinha algo “muito interessante para falar”. Ele prosseguiu alegando que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres e que isso representa um perigo.
Nikolas Ferreira passou, então, a disparar contra mulheres trans, mesmo afirmando que poderia ir para a cadeia se fosse condenado pela prática de transfobia. Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou recurso do Ministério Público de Minas Gerais e determinou que o deputado federal responda por injúria racial contra a deputada Duda Salabert (PDT-MG), também por suposta prática de transfobia. A pena neste caso pode chegar a três anos de prisão.