A Polícia Federal prendeu, no final da tarde desta terça-feira (7/3), um piloto de aeronave, logo após ele pousar um helicóptero no Aeroclube de Maceió (AL). A prisão ocorreu porque o homem estava se passando por piloto habilitado para obter autorização de voo.
Os policiais federais verificaram que esse mesmo indivíduo fora preso em dezembro de 2022 pela Polícia Federal, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, por pilotar aeronave com o prefixo adulterado. O caso foi noticiado pelo Regionalzão.
Ao ser entrevistado, ele disse que estava com sua habilitação vencida e que por isso estava usando a identificação de um piloto conhecido, sem consentimento deste. O homem admitiu também que não possuía habilitação para pilotar aquele tipo de aeronave mas somente modelos mais simples.
O piloto foi preso em flagrante e indiciado pelos crimes de “falsidade ideológica” e de “atentado contra a segurança de transporte aéreo”, estando sujeito a uma pena de até 10 anos de reclusão.
Após a lavratura dos procedimentos de Polícia Judiciária, o preso foi submetido a exame de corpo delito e conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.