Alguns pedaços da massa coronal do sol se soltaram desde a última segunda-feira, 6, uma atividade solar considerada alta e que apresenta muitas erupções. As informações foram publicadas pelo Spaceweather.
De acordo com a Nasa, a atividade solar tem sido alta, e uma explosão de classe X2, considerada forte, foi registrada. Ela veio da mancha solar AR3234 e foi registrada pelo Solar Dynamics Observatory da própria Nasa.
Com a explosão, o sol teve uma ejeção de massa coronal, que não veio diretamente para a Terra, mas houve uma passagem muito próxima, com chances de tempestade geomagnética.
O evento enviou radiação, que ionizou o topo da atmosfera da Terra, causando um apagão de rádio de ondas curtas nas Américas, além de outros efeitos de propagação incomuns em frequências abaixo de 30 MHz.
Já a mancha solar AR3243 produziu, na madrugada de segunda-feira, 6, uma explosão de classe M5.8, também forte, mas não tanto quanto as de classe X. Embora também não tenha enviado radiação diretamente para a terra, a região da Austrália e toda Oceania experimentou quedas de sinal de rádio e outros efeitos incomuns por mais de uma hora.
A explosão também lançou uma ejeção de massa coronal, que terá a maior parte enviada para longe da Terra. Contudo, há ainda uma certa quantidade de partículas que podem atingir a atmosfera terrestre nesta quinta-feira, 9, produzindo uma pequena tempestade geomagnética de classe G1.