Começa nesta segunda-feira (13), em Minas Gerais, a vacinação contra a varíola dos macacos. A determinação veio do Ministério da Saúde, que estabeleceu que as doses serão aplicadas em grupos específicos de alto risco. A previsão é de que, na primeira remessa, o estado receba mais de 1 mil doses.
De acordo com a coordenadora estadual do programa de imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas, Josiane Dias Gusmão, os públicos serão divididos entre pré e pós-exposição.
A vacinação pré-exposição é destinada a profissionais de saúde, veterinários, biólogos, trabalhadores de laboratórios e de centros de controle de zoonoses que estão expostos ao risco de contágio e inclui também as pessoas vivendo com HIV e Aids ou com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos inferior a 200 células nos últimos seis meses.
Já a vacinação pós-exposição é para pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmados para monkeypox, para cuja exposição seja classificada como alto ou médio risco, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As doses da vacina serão distribuídas em unidades de saúde de 18 municípios mineiros. Ainda não há previsão para a chegada de novas remessas de vacina ao estado.