Conforme informou o Regionalzão, o Governo de Minas autorizou o início das operações da nova concessionária, Rodovias do Triângulo, responsável pela administração do lote 1 (Triângulo Mineiro), com extensão de 627,4 quilômetros.
De acordo com o contrato do Programa de Concessões Rodoviárias, serão construídas oito praças de pedágio no Triângulo Mineiro, com previsão de início de cobrança depois de nove meses, caso a concessionária cumpra com as obrigações, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários.
A Rodovias do Triângulo será responsável pela duplicação de 36,1 quilômetros e implantação de 55 quilômetros de faixas adicionais, além de 353 quilômetros de acostamento, 52 dispositivos de interseção e rotatórias, três travessias de pedestres, 39 adequações de Obras de Arte Especiais, 13 quilômetros de pavimentação, entre outros. Esse lote abrange as cidades de Uberaba, Uberlândia e Araxá, e receberá R$ 3 bilhões de investimento.
A concessionária será responsável pelos serviços de operação, monitoração, manutenção, ampliação de capacidade e de serviço por 30 anos. Em contrapartida, o usuário terá que pagar pedágio durante 29 anos, considerando que as tarifas comecem a ser cobradas após 9 meses a 1 ano, do início do contrato.
A tarifa a ser cobrada no Triângulo Mineiro deve ficar em torno de R$ 8,32 (veículo de passeio). Serão construídas oito praças de pedágio. O trecho de cobertura da concessionária Rodovias do Triângulo contempla 16 municípios da região:
Água Comprida
Araguari
Araxá
Conceição das Alagoas
Estrela do Sul
Indianópolis
Iraí de Minas
Monte Carmelo
Nova Ponte
Patrocínio
Perdizes
Planura
Romaria
Santa Juliana
Uberaba
Uberlândia
Malha viária
BR-452 – entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-262 (Araxá)
MGC-452 – entre os cruzamentos com a BR-365 (B), em Uberlândia, e a MG-190 (Nova Ponte)
MGC-462 – entre os cruzamentos com a BR-365 (Patrocínio) e a BR-452 (A). Recomeça no cruzamento com a BR-452 (B) e termina no cruzamento com a BR-262 (Perdizes)
LMG-782 – entre os cruzamentos com a BR-365 (Monte Carmelo) e com a MG-190 (Iraí de Minas)
LMG-798 – entre o cruzamento com a MG-190 (Nova Ponte) até Uberaba
LMG-812 – entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-452, ainda em Nova Ponte
MG-190 – entre os cruzamentos com a BR-365 (Romaria) e a LMG 798 (Nova Ponte). O trecho de 2 quilômetros referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte não compõe o Sistema Rodoviário
MG-427 – entre os cruzamentos com a BR-050/BR-262, em Uberaba, e a BR-364 (Planura)
BR-365 – entre os cruzamentos com a MGC-462 (Patrocínio) e o Anel Viário de Uberlândia (até março/2023 a manutenção e a administração da BR-365/MG serão realizadas pelo DNIT)
alguém consegue me informar por favor,o que acontece com pedágio da BR 262 que liga Uberaba a Betim ! Que ninguém fiscaliza a triste realidade dessa estrada.pagando sem ter qualidade alguma.
a incapacidade e irresponsabilidade do DNIT em fiscalizar a BR 262 é de uma tamanha vergonha,,, pedágio caro e sem nenhuma melhorias na rodovia, isso mostra a cara do Brasil, pau no cu dos usuários e tudo para os diretores do DNIT
Alguém sabe dizer quando começa as obras? aqui em nova ponte estamos isolados pelos buracos.socorroooo!
Onde será localizado o pedagio da 452?Qual km sera a praça de pedagio?