Uberlândia: Projeto ‘UDIBike Parques’ é sucesso no Parque do Sabiá

Projeto foi implantado em julho do ano passado

Foto: Futel/PMU

Desde que foi implantado no Parque do Sabiá, em Uberlândia, em julho do ano passado, o projeto “UDIBike Parques” (que disponibiliza 30 bicicletas de uso coletivo a pessoas que desejam pedalar no principal cartão postal de Uberlândia) tem sido um sucesso. Somente nos dois primeiros meses de 2023, foram feitos 3.763 empréstimos de bicicletas, sendo 2.460 em janeiro e 1.303 em fevereiro.

A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Saúde e Equilíbrio a partir de recursos captados junto a empresas privadas, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Já desde o início do projeto, o total de empréstimos chega a 11.219, com média de 1.402 por mês. O empréstimo de bicicletas é feito ao lado da portaria do bairro Tibery, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, por qualquer pessoa com idade mínima de 12 anos (menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável), mediante apresentação de um documento com foto e preenchimento de cadastro.

“Os números de 2023 indicam que o sucesso do ‘UDIBike’ tem sido cada vez maior, pois, além dos mais de 3,7 mil empréstimos, foram feitos 2.027 novos cadastros. Essas procuras demonstram que as pessoas têm se interessado em pedalar no Parque do Sabiá”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

BIKE DO BEM

Outro projeto importante é a “Bike do Bem”, que oferece passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os passeios são realizados de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h, com a presença de um condutor capacitado. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp: (34) 98400-8110, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Desde que o projeto foi implantado, no fim de setembro de 2022, foram realizados 30 passeios. “As duas iniciativas são de grande importância e têm proporcionado lazer, diversão, saúde e qualidade de vida aos frequentadores do Parque do Sabiá, desde as crianças até os idosos”, completou Zanatta.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile