No momento em que o escândalo das joias no valor de R$ 16,5 milhões retidas na Receita Federal dominam o noticiário no Brasil, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro embarca com destino a Orlando, nos Estados Unidos, onde deve se encontrar com o marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A viagem ocorreu na manhã desta terça-feira (14).
O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse aos auditores da Receita que as joias seriam presentes do governo da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama. Os produtos (colar, anel, relógio e par de brincos) foram apreendidos no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em 2021, na mochila de um assessor do então ministro de Minas e Energia.
A tentativa de trazer as joias foi irregular porque a lei brasileira só autoriza passageiros a entrarem no país com itens de valor acima de R$ 1 mil caso seja pago um imposto de importação equivalente a 50% do valor do produto.
Michelle Bolsonaro afirma que não estava sabendo da existência dos objetos, que estão presos na Receita desde outubro de 2021. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, desde então, o Governo Bolsonaro fez oito tentativas de retirar da Receita as joias.