Uma forte chuva atingiu diferentes regiões de Uberlândia na tarde desta quarta-feira (15). A precipitação foi registrada em bairros como São Jorge, Santa Luzia e Pampulha, na zona sul, Santa Mônica, Segismundo e Tibery, na zona leste, Jardim Holanda, na zona oeste, e em áreas centrais, como o Cazeca.
Devido à chuva, algumas vias desses bairros ficaram alagadas. No Jardim Holanda, veículos tiveram dificuldade para transitar em algumas vias, que estavam tomadas pela água. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) emitiu alerta laranja. O órgão reforçou que há risco de alagamento da avenida Rondon Pacheco, para as próximas horas.
Os motoristas devem redobrar a atenção neste trecho. Ao transitarem na via, é preciso estar atento aos avisos luminosos, que estão acionados neste momento. Ao longo da avenida, estão distribuídas dez colunas com avisos semafóricos: cinco estão no sentido Teatro Municipal/Praia Clube e cinco no sentido Praia Clube/Teatro Municipal.
SINAIS DE ALERTA
Cada coluna possui uma placa orientativa e dois sinais luminosos de LED, um laranja e outro vermelho:
– O sinal laranja se acenderá quando a situação for de alerta amarelo, recomendando atenção a motoristas e pedestres, visto que haverá risco moderado de alagamento.
– Quando o sinal vermelho for acionado, a avenida estará sob alerta vermelho e, portanto, a saída da pista e dos acostamentos deverá ocorrer de forma imediata devido ao alto risco de alagamento.
A orientação em qualquer situação emergencial é ligar imediatamente para a Defesa Civil no 199, bem como para o Corpo de Bombeiros no 193 e para a Polícia Militar no 190. Não é recomendável trafegar em vias alagadas. Os motoristas devem procurar sempre rotas alternativas ou aguardar a chuva passar em local seguro.