A Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou, nesta terça-feira (14), a primeira morte por febre amarela em Minas Gerais neste ano. A vítima foi um homem, de 42 anos, trabalhador rural e residente em Monte Santo de Minas, no Sul do Estado.
As autoridades de saúde ainda não encontraram registro de vacinação contra a doença no paciente. Além disso, ele havia viajado para São Paulo antes do início dos sintomas, estado onde já foi confirmado um caso de febre amarela.
Após a confirmação da morte, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) emitiu uma nota técnica de alerta com orientações aos profissionais e serviços de saúde. Além disso, foi instaurada uma investigação para determinar o local provável de infecção, se o contágio ocorreu em São Paulo ou em Minas Gerais. A Secretaria também determinou uma reunião de alinhamento de ações com municípios e Unidades Regionais de Saúde de Passos e de Alfenas.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos. A melhor forma de prevenção é por meio da vacinação. A SES-MG recomenda que todos os moradores do Estado, a partir de nove meses de idade, se vacinem contra a doença.