O deputado estadual Elismar Prado foi eleito e empossado, nesta quarta-feira (15), presidente da Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O parlamentar também é autor do requerimento que originou a criação da comissão. “Essa é uma importante vitória. Agora, a Assembleia também tem uma comissão dedicada a prevenção e combate ao câncer, reforçando o trabalho que é feito em Brasília (DF) pela Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, fundada e presidida pelo deputado Weliton Prado, e que é um grande marco na defesa da vida”, disse Elismar.
“Apresentei o primeiro requerimento para constituição da comissão (na Assembleia Legislativa) em 2021 e reapresentei novamente nesta legislatura. O câncer é uma doença de emergência, devastadora, rápida, um dos maiores problemas de saúde pública em nosso estado e a segunda causa de morte. É a doença que mais mata crianças e jovens”, completou o deputado estadual.
Elismar Prado explicou que a comissão vai discutir as ações para garantir o atendimento integral do paciente em toda a sua jornada, o cumprimento das leis e o financiamento estadual. “Leis estão sendo violadas e várias políticas não estão sendo implementadas. Muitas pessoas estão morrendo de câncer, quando deveriam viver. Isso porque não têm acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento. O tempo é fundamental. As leis são claras e garantem o prazo máximo de até 30 dias para o diagnóstico e de até 60 dias para início do tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia”, afirmou.
Prado destacou que a comissão vai dar voz aos pacientes, entidades, hospitais e discutir a situação em cada região do Estado, ouvindo a todos e fiscalizando.
O deputado Enes Cândido (PP) foi eleito e empossado vice-presidente e parabenizou o trabalho que já vem sendo realizado pelos deputados Elismar e Weliton Prado na defesa dos pacientes e combate ao câncer.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano até 2025.