A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta segunda-feira (20), o ranking mundial de felicidade. Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo, seguida pela Dinamarca, em segundo lugar, e pela Islândia, em terceiro.
O ranking é feito a partir da avaliação das próprias pessoas sobre sua situação, bem-estar econômico e indicadores sociais. O Brasil ficou em 49º lugar, de uma lista de 137 posições – em 2022, o país havia ocupado o 38º posto. Desde 2016, quando ocupava o 16º lugar, o Brasil vem perdendo posições no ranking.
O relatório da ONU também destacou o “aumento da fraternidade na Ucrânia”. A Ucrânia subiu de posição, de 98º ao 92º lugar, em relação à lista anterior, que foi divulgada antes do início da ofensiva russa.
Entre os destaques do ranking, Israel ficou em quarto lugar, seguido pela Holanda, em quinto. Os Estados Unidos ficaram em 15º lugar, enquanto a China ocupou a 64ª posição. No fim da lista, ficaram o Afeganistão, em 137º lugar; seguido pelo Líbano, em 136º; Serra Leoa, em 135º; Zimbábue, em 134º e República Democrática do Congo, em 133º.
Desde que foi publicado pela primeira vez, em 2012, o Relatório Mundial da Felicidade é considerado uma das principais referências para medir a qualidade de vida nos países.