Nesta segunda-feira (20), o presidente da China, Xi Jinping, chegou à Rússia para uma visita oficial que promete acirrar as tensões com o Ocidente. A visita de Xi é a primeira desde o início da guerra na Ucrânia, que colocou Rússia e Ocidente em lados opostos do conflito.
Xi se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, onde os dois líderes discutiram a proposta de paz que Pequim fez para a guerra na Ucrânia. Putin chamou Xi de “velho amigo” e elogiou o crescimento da economia chinesa nos últimos anos.
Uma parceria estratégica entre os dois países será discutida na terça-feira (21), e o presidente da China voltará a Pequim no dia seguinte. A viagem é o primeiro passo na tentativa da China de liderar uma nova rodada de negociação de paz entre Rússia e Ucrânia, conforme Pequim.
Em um artigo publicado na edição desta segunda-feira de um jornal estatal russo, Xi Jinping disse que sua proposta de paz servirá para “neutralizar as consequências do conflito e promover um acordo político”. No entanto, ele também reconheceu que essa não é uma tarefa fácil.