O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à China na próxima sexta-feira, 24. O país asiático, dono da segunda maior economia do mundo, responde por mais de 30% das exportações brasileiras e figura como principal parceiro comercial do Brasil.
Uma comitiva de 102 empresários e representantes de empresas irá acompanhar o presidente Lula e seus ministros durante a viagem, com objetivo de estreitar laços com os chineses para negociações futuras. Minas Gerais é o sexto estado que mais exporta para a China e contará com 4 representantes na comitiva, segundo o jornal Estado de Minas. Dentre estes, 2 são representantes de empresas do agronegócio com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Confira:
Fabiano Furlan: Superintendente Comercial da Prima Foods S.A, conhecido popularmente como Frigorífico Mataboi, que trabalha com abate de bovinos e venda de carnes para o Brasil e exterior. A empresa tem sede administrativa em Uberlândia e planta industrial em Araguari. É proprietária das Linhas “Di Prima Carnes Selecionadas”e “Mataboi”, linha de cortes bovinos do dia-a-dia. Além disso, possui uma linha exclusiva para comercialização na China. Fabiano Furlan é o responsável pela comercialização com os chineses e viaja regularmente ao país.
Daniel Bernardes Ferreira Rossi: co-fundador da Hubio Agro, empresa de pesquisa, desenvolvimento e produção de reagentes estéreis e purificados para aumentar a produçao agrícola. Fundada há apenas dois anos, tem sede em Uberlândia.
Segundo o Itamaraty, cada empresário ou representante custeará a própria viagem, sem qualquer auxílio financeiro do governo federal. O embarque dos empresários estava programado para a data de ontem, segunda-feira, conforme informações do jornal Estado de Minas.