A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está recomendando que os municípios avancem para as próximas fases da imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente. A medida visa evitar o desperdício de doses, já que a abertura de um frasco multidose pode levar à perda de doses não utilizadas.
Segundo a SES-MG, a vacina bivalente protege contra a cepa original do vírus e contra as variantes da Covid-19. Até o momento, mais de 2 milhões de doses foram distribuídas e mais de 220 mil mineiros já receberam a vacina.
A fase 1 da campanha de vacinação continua contemplando as pessoas com 70 anos ou mais, indivíduos vivendo em instituições de longa permanência, trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, pessoas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Com a nova recomendação, os municípios podem vacinar também o grupo das próximas fases, que incluem pessoas de 60 a 69 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Desde o início da campanha de imunização com vacinas bivalentes, em 27 de fevereiro, a SES-MG já repassou para os municípios mineiros o total de 2.180.094 de doses do imunizante. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 15 de março haviam sido aplicadas 220.353 doses da vacina bivalente em Minas Gerais.