- ANÚNCIO -

Usina Hidrelétrica de São Simão abre comportas após chuvas intensas

Segundo a SPIC Brasil, empresa responsável pela operação, a medida foi tomada por determinação do ONS, depois que o reservatório atingiu 83,4% do limite

Gabriele Leão
A SPIC Brasil afirmou que o procedimento utilizado foi a "vertimentom", que é a abertura do vertedouro, dispositivo de segurança do reservatórioFoto: Reprodução/Redes Sociais

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na última terça-feira (14), a Usina Hidrelétrica de São Simão, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, abriu suas comportas após três anos fechadas. Segundo a SPIC Brasil, empresa responsável pela operação, a medida foi tomada por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), depois que o reservatório atingiu 96,60 % do limite. Esse nível foi alcançado após as fortes chuvas que caíram na região recentemente.

A SPIC Brasil, responsável pela operação da usina, afirmou que o procedimento utilizado foi a “vertimentom”, que é a abertura do vertedouro, dispositivo de segurança do reservatório, para liberar a água acumulada que não será usada para a geração de energia. O armazenamento referente a março foi a melhor condição hidrológica registrada pela hidrelétrica nos últimos 10 anos.

A empresa reforçou que esse é um procedimento padrão, utilizado por todas as operadoras de usinas hidrelétricas, e que não há risco à estrutura da barragem, que é monitorada 24 horas por dia durante todo o ano.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile