- ANÚNCIO -

Rumos de Minas: exposição no Palácio das Artes retrata ativos culturais do estado

A exposição apresenta o resultado da incursão do projeto em 50 cidades mineiras, nos últimos 12 meses

A exposição convida o público a imergir nas peculiaridades históricas e socioculturais das cidades visitadasFoto: Reprodução/@mateuslustosa

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Instituto Periférico abre para o público, a partir desta sexta-feira (24), a exposição Rumos de Minas, que apresenta o resultado da incursão do projeto em 50 cidades mineiras, nos últimos 12 meses. A produção tem o objetivo de identificar, registrar e preservar a memória de ativos culturais do estado. A exposição acontece na Galeria Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A exposição convida o público a imergir nas peculiaridades históricas e socioculturais das cidades visitadas, por meio de depoimentos, acervos e curiosidades colhidas durante as viagens. Os visitantes vão encontrar um ambiente interativo, no qual poderão explorar ativos patrimoniais, passear por festas e expressões culturais, e apreciar a arquitetura, a gastronomia e o patrimônio natural das localidades que ficam ao longo da Via Liberdade, rota turística que tem 70% do seu trajeto dentro do estado de Minas Gerais. O circuito tem como referência a BR-040 e passa também pelos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

Entre os atrativos redescobertos durante as viagens da equipe estão a manifestação cultural Caretagem, de Paracatu, o pastel de angu de Itabirito, as violas de Queluz, de Conselheiro Lafaiete, os sinos de São João Del Rei e as pinturas rupestres de Andrelândia. Também foi possível mergulhar na literatura de Andrequicé, nos bordados e crochês das tecelãs de Brumal e na rapadura de Itaguara. O Rumo de Minas tem o patrocínio da Gerdau e a GSM Mineração (Grupo Avante), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado.

A exposição tem curadoria de Bellini Andrade, Chico de Paula e Lílian Nunes. Ela fica em cartaz até 21 de maio, podendo ser visitada gratuitamente, de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 17h às 21h. O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile