O deputado federal André Janones embarca junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo domingo, 26, para a China, onde ocorrerá a maior visita de Estado do início da nova gestão do Governo Federal.
Conforme André Janones, a viagem foi adiada de sábado para domingo, uma vez que o presidente apresentou uma leve pneumonia. “Não vamos mais amanhã, como estava planejado. Estarei com o presidente integrando a comitiva brasileira e temos fé em Deus que será um viagem histórica onde retomaremos a relação diplomática com nosso principal parceiro comercial. Grandes coisas estão por vir para o nosso povo”, disse o deputado.
O objetivo dos compromissos na China é promover o relançamento das relações com aquele que é o principal parceiro comercial do país desde 2009.
Os principais eventos diplomáticos da viagem acontecem no dia 28 em Pequim, quando Lula e Janones terão reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o Primeiro-Ministro da China, Li Qiang, e com o Presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. A pauta bilateral irá envolver comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudanças climáticas, acordos de cooperação e paz.
O dia 29 será dedicado a um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. Também haverá um evento no dia 27, promovido pelo Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), com cerca de 100 empresários.
No dia 30, o presidente Lula e André Janones irão a Xangai, onde visitarão a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.
Principal exportador de produtos agropecuários para a China, o Brasil voltará a vender carne bovina para o país asiático, após o fim da suspensão da compra por razões fitossanitárias, nesta semana. Mais de 100 empresários do setor agropecuário fazem parte da comitiva que acompanha o presidente Lula.
A comitiva será composta por centenas de empresários, além de governador, senadores, deputados e ministros.
Outras áreas de destaque na pauta do evento incluem o turismo entre os dois países, e investimentos. Os programas brasileiros de combate à fome, de proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento sustentável poderão ser vistos novamente como referência pelo governo chinês.
Nas relações bilaterais, pelo menos 20 acordos deverão ser assinados durante a visita.