Um levantamento realizado pela Serasa Experian revelou que 27,4% dos produtores rurais do país estão inadimplentes em março de 2023. De acordo com o estudo, a Região Norte possui a maior concentração de negativados, com destaque para Roraima, Amapá e Tocantins.
Apesar do índice de inadimplência ter oscilado apenas 0,4 pontos percentuais em comparação com o último levantamento, realizado em novembro de 2022, a Serasa Experian considera o resultado satisfatório. Para o head de agronegócio da empresa, Marcelo Pimenta, o percentual de inadimplência não deve ser visto como algo alarmante para o setor, já que o agronegócio continua se mostrando como um dos principais motores econômicos do país.
Pimenta ainda destaca que a inadimplência é um fator financeiro que acontece em todas as áreas e que, quando analisamos a fatia do agro, percebemos sua baixa representatividade. A maioria dos produtores rurais brasileiros consegue evitar a negativação e continuar gerando empregos, cultivando e expandindo seus ganhos, mitigando os riscos de suas negociações.
O estudo da Serasa Experian considera todas as dívidas do produtor no mercado, ou seja, se um produtor está adimplente com uma revenda ou uma cooperativa, mas possui dívida no cartão de crédito ou em uma financeira, será considerado inadimplente. Além disso, o levantamento avalia todos os segmentos de produtores, desde o familiar até o grande exportador.