Em sessão plenária realizada nesse mês de março, o Tribunal do Júri de Varginha, em Minas Gerais, condenou a oito anos de prisão um homem que ameaçou e tentou envenenar os avós em 2021. Os jurados aceitaram integralmente as teses apresentadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Na denúncia, a 4ª Promotoria de Justiça de Varginha demonstrou que, em 25 de janeiro de 2021, o homem ameaçou os avós dizendo que naquela noite eles morreriam. Em seguida, colocou veneno de rato na garrafa de café dos idosos que o criaram. Um deles chegou, inclusive, a ingerir a bebida, mas não morreu.
Segundo o promotor de Justiça Oziel Bastos de Amorim, que atuou no julgamento, o crime foi praticado por motivo fútil, com recurso que dificultou a defesa da vítima e contra pessoas idosas, motivos que agravam a pena.
Pelos crimes de tentativa de homicídio triplamente qualificado, o homem foi condenado a oito anos, três meses e 15 dias de reclusão. E pelo crime de ameaça, foi sentenciado a um mês e 16 dias de detenção.
Na sentença, o juiz determinou que o homem deve ser mantido preso, e a pena pelos crimes deve ser cumprida inicialmente em regime fechado, tanto pela quantidade e gravidade, quanto pela reincidência do homem no cometimento de crimes.