Na manhã desta terça-feira (11), a Prefeitura de Uberlândia participou de uma reunião com a Polícia Militar (PM) e representantes das redes estadual e particular de ensino com o objetivo de discutir a adoção de um plano conjunto que fortaleça a segurança nas escolas da cidade. O encontro ocorreu na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e contou com a presença dos secretários municipais de Educação e Segurança Integrada.
A reunião de Enfrentamento de Violência nas Escolas, ocorreu após o prefeito Odelmo Leão ter recebido, na semana anterior, o comandante da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Fernando Reis, para tratar da questão. Durante o encontro, a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, e o secretário Municipal de Segurança Integrada, Ednaldo Lima (o sargento Ednaldo), puderam contribuir e apresentar demandas.
Dentre as sugestões discutidas, destacam-se a adoção de cartilhas e a implantação de um sistema de acionamento de apoio policial por meio de aplicativo similar ao Salve Maria, já em uso em outros estados brasileiros. Além disso, o combate às fake news, que têm aumentado em decorrência dos recentes casos de ataques a escolas no país e suspeitas de ameaças, também foi apontado como um ponto de preocupação.
O comandante da 9ª RPM reforçou que o encontro foi o início da construção do plano de ação nas instituições de ensino, o que inclui a criação de uma rede de segurança específica para o setor de educação.