Nesta terça-feira (18), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação em Uberlândia e Varginha, cumprindo mandados de busca e apreensão contra suspeitos de auxiliarem uma quadrilha conhecida como “novo cangaço”. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil e teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua na região cometendo roubos a bancos.
De acordo com os policiais, a quadrilha do “novo cangaço” é responsável por uma série de assaltos a agências bancárias na região. O grupo utiliza táticas violentas e armamento de grosso calibre, causando grande temor e prejuízo à população local.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Varginha, sendo quatro para a própria comarca e seis em Uberlândia. Durante a ação foram apreendidos diversos objetos, incluindo armas de fogo, munições, celulares e documentos que serão analisados nas investigações. A organização criminosa é suspeita de envolvimento em cinco crimes.
Conforme a PF, os investigados poderão responder por crimes de associação criminosa armada, cessão ilegal de arma de fogo de uso restrito, furto qualificado, roubo majorado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, cujas penas máximas somadas podem resultar em mais de 40 anos de prisão e multa.