Uberlândia será palco de quatro grandes eventos esportivos nas próximas semanas. O anúncio foi feito pelo prefeito Odelmo Leão nesta terça-feira (18) em conjunto com o presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Tomás Mendes; o diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Edson Zanatta e o presidente do Praia Clube, Guto Braga.
O destaque fica para o Volleyball World Beach Pro Tour Elite 16, principal torneio do Circuito Mundial de Voleibol de Praia FIVB, realizado com a participação de duplas femininas e masculinas, na busca por vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Uberlândia recebe 24 jogos no torneio classificatório e 74 no torneio principal, com a participação de 27 duplas de cada naipe, totalizando 108 atletas de 28 países. O evento acontecerá no Praia Clube entre 26 e 30 de abril.
Outro evento de destaque é a final da Superliga de Vôlei Feminino, a maior competição entre clubes do mundo. A final acontecerá na Arena Sabiazinho, no dia 7 de maio, às 10h. A competição é organizada anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e dá acesso à equipe campeã ao Campeonato Sul-Americano de Clubes. A competição conta com a participação de 12 equipes, das quais apenas quatro seguem na disputa. As equipes finalistas serão definidas a partir dos confrontos entre Praia Clube x Flamengo e Minas x Osasco, nos dias 21 e 25, e se for necessário, o terceiro jogo será no dia 28 de abril.
O Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino de Clubes, organizado pela Confederação Sul-Americana de Voleibol, acontecerá no Praia Clube entre 10 e 14 de maio. A competição contará com sete equipes: Praia Clube, Gerdau Minas, Sesi-Bauru, Juan Ferreira (Uruguai), Regatas Lima (Peru), Boston College (Chile) e Olympic (Bolívia). O evento garante a classificação das equipes campeã e vice-campeã ao Campeonato Mundial de Clubes, que será realizado na China, em dezembro.
Por fim, a etapa final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, que acontecerá no Praia Clube entre 19 e 21 de maio, contará com a participação de 16 duplas masculinas e 16 femininas. Uberlândia já recebeu o evento no ano passado, e a expectativa é que a cidade se consolide cada vez mais como referência nacional em esportes. Segundo o prefeito Odelmo Leão, a realização dos eventos beneficiará diretamente a economia da cidade, através do movimento em hotéis, bares, restaurantes e no comércio em geral.