A fábrica JBS de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, foi autorizada a novamente produzir e exportar produtos para a China após suspensão imposta por caso confirmado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como Doença da Vaca Louca, no Estado do Pará.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ituiutaba, Jéssica Faria, a notícia é muito importante, uma vez que se trata da principal empresa no quesito disponibilização de vagas por meio do SINE no município. “A oferta de vagas de emprego é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico. Por isso, ficamos felizes pela retomada da exportação da unidade JBS Ituiutaba para um dos maiores parceiros comerciais do Brasil”, ressaltou Jéssica Faria.
O JBS Ituiutaba conquistou certificação de exportação para a China em 2017 e contribui de forma significativa para o comércio brasileiro, tendo em vista que o volume de compra do gado atual da unidade é totalmente voltado para o protocolo China. Para o atendimento dos requisitos, é necessário que os animais se classifiquem com cronologia de até 4 dentes (30 meses).
Das oito Unidades JBS – Friboi produtoras para o mercado China, a Unidade de Ituiutaba contempla o 2ª maior volume de produção. Sendo 1.800 animais abatidos e 3.600 meias carcaças desossadas diariamente, 80% desse volume representa a produção China.