Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, prefeito de Araucária, no Paraná, se casou no dia 12 de abril deste ano com uma adolescente de 16 anos. No dia seguinte, 13 de abril, o Diário Oficial da cidade publicou o nome da sogra dele como secretária de Cultura e Turismo do município.
A lei federal brasileira permite casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis. A adolescente completou a idade apropriada um dia anterior ao casamento, no dia 11 de abril.
A atual sogra do prefeito ocupa cargos políticos há anos. Em nota a Prefeitura de Araucária diz que ‘servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público’. A mulher já era diretora na Secretaria de Educação, mas, com novo cargo, salário passou de R$ 13.917,38 para R$ 21.416.
Pela Constituição Federal, agentes públicos não podem nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes em cargos do poder público. Popularmente, o ato é conhecido como nepotismo.