Conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou, nesta terca-feira (25), a recomendação da vacina covid-19 bivalente como dose de reforço. Em Uberlândia, a vacinação ocorre nas 74 salas de imunização do município e será conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Governo do Estado, já em Uberaba, a dose está disponível na maioria das unidades de saúde.
Poderão receber a referida dose todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham se vacinado com pelo menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti detalha que, além do critério etário e do número de doses recebidas, também é preciso atentar para o tempo de intervalo desde a última dose. “O tempo mínimo recomendado para o reforço com a bivalente é de quatro meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário”, diz.