Acordar cedo e garantir que 16 milhões de vacas sejam ordenhadas para produzir cerca de 35 bilhões de leite por ano, este é o papel dos mais de 1 milhão de produtores rurais espalhados pelo Brasil. O setor agora tem uma representação no Congresso Nacional com o Lançamento da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL). A solenidade aconteceu nesta semana, no dia 26, na sede da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil em Brasília.
O evento marca o início de um trabalho encabeçado pela deputada de Minas Gerais, Ana Paula Junqueira Leão, presidente da FPPL. “Eu sou produtora rural, produtora de leite, cresci vendo minha família no campo, por isso eu falo com propriedade, nós precisamos ser respeitados e inseridos na política do agronegócio brasileiro, a FPPL tem este objetivo”, disse.
Deputados federais que compõem a Frente, autoridades do setor, associações, cooperativas, sindicatos, representantes de municípios e produtores rurais estiveram no evento que reuniu centenas de apoiadores. Representando o Senado Federal, a parlamentar Tereza Cristina destacou que os pequenos produtores são os que mais merecem atenção. “O pequeno e o médio são os que mais sofrem.
Sediado na casa do agricultor brasileiro, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o presidente, João Martins, afirmou na solenidade a pauta prioritária da instituição na atividade leiteira. “A assistência técnica e gerencial que atendeu mais de 74 mil propriedades desde 2017 em mais de 2.600 municípios que elevou a produção dos atendidos em impressionante 22% em média. Muitos desafios ainda precisam ser superados, parabenizamos a deputada Ana Paula Leão pela iniciativa de criação dessa Frente e contem com a CNA para somar forças em favor do setor que tanto o Brasil precisa”, afirmou.
A FPPL será presidida pela deputada Ana Paula Junqueira Leão (PP/MG) e terá como vice-presidente, a deputada Marussa Boldrin (MDB/GO) e secretário-geral, o deputado Pezenti (MDB/SC). Também foram anunciados os coordenadores regionais, do Centro-Oeste, deputado Rodolfo Nogueira (PL/MS); do Sudeste, deputado Kim Kataguiri (UNIÃO/SP); do Sul, deputado Vermelho (PL/PR); do Nordeste, deputado Lula da Fonte (PP/PE) e do Norte, deputado Vicentinho Júnior (PP/TO).
De acordo com a CNA, do total de pecuaristas bovinocultores, 92,6% tiram até 200 litros diários, ou seja, são caracterizados como pequenos produtores. Neste sentido, a vice-presidente, Marussa Boldrin, ressaltou que a função da Frente Parlamentar é representar os produtores de leite e ampliar a valorização da agricultura familiar garantindo renda e qualidade de vida. > O trabalho em prol dos pequenos produtores também foi destacado pelo secretário da Frente, Rafael Pezenti. “Sou da roça, venho de uma pequena propriedade, e é nas pequenas propriedades que a maior parte dos produtores de leite está. Quero trabalhar para os pequeninhos, aqueles que precisam de mais atenção”, afirmou.
O Brasil é o 5º maior produtor mundial de leite, além disso a cadeia produtiva movimentou cerca de R$ 40 bilhões em 2020 e gerou 4 milhões de empregos, por isso, a presidente da FPPL, destaca a importância do setor leiteiro no desenvolvimento do país. “A união tem que ser a nossa palavra de ordem. Do menor dos menores, ao maior dos maiores dos produtores, somos todos iguais e friso aqui, o leite também é agro! Precisamos cuidar do nosso país e dos nossos produtores”, conclui Ana Paula Leão.