Na última quinta-feira (4), o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão assinou ordens de serviço para a construção de 14 km de ciclovias na região oeste e para a revitalização de 24 viadutos, pontes, túnel e passarela em toda a cidade. O investimento total está estimado em pouco mais de R$ 9,7 milhões, provenientes de financiamento junto ao Banco do Brasil.
O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade urbana e proporcionar maior segurança aos usuários das estruturas de mobilidade. A construção das ciclovias e as reformas dos viadutos, pontes, túnel e passarela serão supervisionadas pela Secretaria Municipal de Obras e executadas pelas empresas Sigma Engenharia e Construção Ltda. e Barbosa Amorim Construções e Comércio Ltda., respectivamente.
As ciclovias terão extensão de 14 km e permitirão a conexão com o sistema cicloviário já existente na cidade, facilitando o acesso às outras regiões que já possuem ciclovias ou que ainda serão contempladas pela prefeitura. Os ciclistas poderão transitar até as regiões central, sul e leste da cidade. A previsão é de que a construção das ciclovias seja concluída em 12 meses a partir do início das obras.
Já os equipamentos de infraestrutura em mobilidade urbana, como viadutos, pontes, túnel e passarela, receberão novas pinturas, terão suas estruturas de concreto revitalizadas e passarão por reformas em seus guarda-corpos metálicos. A previsão de conclusão das reformas é de oito meses a partir do início das obras.