- ANÚNCIO -

Abertas as inscrições para o 13º Fórum da Internet no Brasil  

Primeira vez do evento em Uberlândia que acontecerá, deforma gratuita, entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2023

Karol Mascarenhas
Foto: Divulgação NIC Brasil

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -


Estão abertas as inscrições para o 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB13), principal evento sobre governança da Internet no país. Promovido gratuitamente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o FIB13 será realizado pela primeira vez em Uberlândia (MG), no Center Convention, entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2023. O evento é voltado a profissionais, pesquisadores e estudantes dos setores governamental, empresarial, científico, tecnológico e terceiro setor, de qualquer parte do país e interessados nos temas em discussão. A expectativa da organização é receber mais de 400 participantes ao longo de todo o evento. 

No dia 30 de maio, será o “Dia Zero”, em que entidades utilizam o espaço do FIB para realizar discussões temáticas, encontros de grupos e divulgação de projetos, entre outras atividades pertinentes ao público do Fórum. Já de 31 de maio a 2 de junho a programação contará com 27 workshops que discutirão assuntos relativos aos seguintes temas:  

-Regulação de plataformas e moderação de conteúdo 
-Crianças e adolescentes na Internet 
-IA, cibersegurança, privacidade e proteção da dados 
-Inclusão digital, gênero e diversidade 
-Fragmentação da Internet e neutralidade da rede 
-Redes comunitárias 
-Internet, medicina e meio ambiente


O evento também contará com três palestras principais, que abordarão: a consulta do CGI.br sobre regulação de plataformas digitais; o Global Digital Compact, processo organizado pela ONU que deve estabelecer um conjunto de princípios para um futuro digital aberto, livre e seguro para todos; o tema “soberania digital e educação” que será debatido no âmbito do contexto da ampla adoção de plataformas na educação pública brasileira, e seus desdobramentos sobre a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no que diz respeito ao impacto do uso dessas plataformas. Tem-se em vista o direito à educação de qualidade, e também a discussão sobre dependência e autonomia em relação a essas tecnologias.  

O FIB13 será palco, ainda, do anúncio dos homenageados na 2ª edição do “Prêmio Destaques em Governança da Internet”, que reconhece personalidades ou organizações que contribuíram para o desenvolvimento da Internet no Brasil: https://premiodestaques.cgi.br

Sobre o Fórum da Internet no Brasil 

O FIB, que em 2023 chega à sua 13ª edição, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) e busca incentivar debates sobre as questões mais proeminentes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora. Visa, ainda, evidenciar os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet do CGI.br.  

Anote na Agenda 
13º Fórum da Internet no Brasil – FIB13 
Data: 30 de maio a 2 de junho de 2023 
Local: Center Convention – Av. João Naves de Ávila, 1331, Anexo ao Center Shopping – Piso 4 (L4), Uberlândia/MG 
Inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/fib13/ 
Evento gratuito / Vagas limitadas 
Endereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br 

Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile