Nesta quarta-feira (10), foi deflagrada a Operação Escritório do Crime, com o objetivo de desmantelar organizações e associações criminosas atuantes em cidades de Minas Gerais. A ação conta com o apoio das Polícias Civil, Militar e Penal e visa combater o tráfico de drogas, financiamento do crime, tortura, receptação qualificada e tráfico de armas, além de combater o crime organizado.
Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais nas cidades de Campo Belo, Uberlândia, Divinópolis, Santana do Jacaré e Natal, no Rio Grande do Norte. Dez mandados de prisão preventiva, oito de prisão temporária e 16 de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
As investigações tiveram início após uma série de homicídios ocorridos na cidade de Campo Belo e região, em disputas entre traficantes pela hegemonia criminosa local. Durante os trabalhos, foi apurada a acentuada atuação do líder do PCC na cidade, responsável pela organização de planos de vingança e pela articulação de uma série de ações criminosas, como tráfico de drogas e seu financiamento, sequestro, receptação de carros clonados e tráfico de armas.
Durante as investigações, que duraram cerca de oito meses, foram coletados elementos que apontam a ocorrência de tráfico de drogas entre estados e o uso de grave ameaça e armas de fogo. A operação conta com a participação de 108 policiais das Polícias Civil, Militar e Penal, dois promotores de Justiça, uma estagiária do MPMG, 32 viaturas, uma equipe Rocca (cães farejadores) e uma aeronave da Polícia Militar.