Ad image

- ANÚNCIO -

Trakinagem ensina alunos do Periferarte e ABC do Glória a produzir vídeos de curta-metragem, em Uberlândia

O objetivo é ensinar elementos básicos da linguagem audiovisual por meio de oficinas práticas, ampliando a percepção e transformando o olhar dos participantes

Gabriele Leão

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto Trakinagem Cinema e Educação, patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, está oferecendo oficinas de linguagem audiovisual para alunos de instituições da periferia de Uberlândia. O objetivo é ensinar elementos básicos da linguagem audiovisual por meio de oficinas práticas, ampliando a percepção e transformando o olhar dos participantes sobre a realidade sociocultural, além de torná-los espectadores mais críticos diante das produções cinematográficas.

Os alunos da Periferarte e do ABC do Glória de Uberlândia serão contemplados com as oficinas, que acontecem aos sábados, das 9h às 12h, e às terças-feiras, das 13h às 16h30, respectivamente, entre os dias 6 de maio a 27 de junho. Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de vivenciar diversas etapas do processo de produção de um filme, desde a proposição e definição de ideias até a edição e a montagem.

O gênero cinematográfico trabalhado será “Documentário”, e os alunos aprenderão técnicas básicas de criação da imagem e do movimento, atuando em diferentes funções, como roteiristas, cinegrafistas, figurinistas, atores, iluminadores, produtores, entre outras, para a produção de um curta-metragem. “A partir de um bate-papo, surge uma ideia. Daí em diante são escolhidos os cenários disponíveis dentro da instituição e no entorno, os personagens que atuarão, e todos os que darão suporte nessa produção. É uma aula totalmente nova para os participantes e um processo de aprendizagem coletivo, bem didático que traz resultados fantásticos”, ressalta o idealizador e instrutor do projeto Trakinagem – Cinema e Educação, Cristiano Barbosa.

Nos meses de março e abril, as oficinas aconteceram nas Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU) e na Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM). Alunos que participaram das oficinas comentaram sobre a importância do projeto em suas vidas. Ana Laura de Freitas Nogueira, de 12 anos, aluna da CCAU, disse que aprendeu coisas novas e que o projeto a ajudou a se soltar mais. Sarah Gabriely, de 13 anos, comentou sobre a importância de aprender os tipos de planos da câmera e disse que é muito legal ver o vídeo pronto depois. Já Erick Vinícius, de 10 anos, afirmou que é a primeira vez que teve aula desse tipo e que aprendeu coisas diferentes.

O projeto acontece durante todo o ano e as próximas oficinas serão realizadas na ONG Estação Vida e no Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC) com o gênero “Animação Stop Motion”, de agosto a setembro, e no Lar Espírita e ADVEM será trabalhado de outubro a dezembro a linguagem “Experimental”.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile