- ANÚNCIO -

Prefeitura de Uberlândia sediará evento do MPMG sobre mediação de conflitos e segurança jurídica

O evento, que faz parte das ações do Programa Compondo em Maio do MPMG, acontecerá no Centro Administrativo Municipal às 10 horas

Gabriele Leão
Prefeitura apoia evento do Ministério Público de Minas Gerais sobre métodos de mediação de conflitos e segurança jurídicaFoto: Reprodução / Prefeitura de Uberlândia

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Uberlândia sediará um evento em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apresentar o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor). O Compor é um órgão estadual mineiro que busca implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, mediação, conciliação, práticas restaurativas e convenções processuais. O evento, que faz parte das ações do Programa Compondo em Maio do MPMG, tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia e acontecerá no Centro Administrativo Municipal às 10 horas.

O objetivo principal é mostrar que o Compor, criado em setembro de 2021 e sendo o primeiro Centro com essa finalidade no Ministério Público brasileiro, pode ser um importante instrumento de resolução de questões municipais. Qualquer pessoa interessada que tenha demandas de interesse coletivo pode acionar o Compor, que possui sedes em Belo Horizonte. No primeiro ano de atividades, o órgão recebeu 152 solicitações de atuação e realizou 87 procedimentos de autocomposição.

Durante a apresentação do Centro em Uberlândia, serão detalhadas a estrutura e os objetivos do órgão, além de explicar como ele pode ser acessado para a resolução consensual de conflitos. Os métodos de autocomposição têm sido cada vez mais utilizados pelas instituições de Justiça, mostrando resultados positivos para a sociedade, com a efetivação de direitos.

O encontro no Centro Administrativo Municipal contará com a presença do presidente do Compor, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, além de promotores de Justiça e servidores do MPMG, prefeitos, vice-prefeitos, deputados, outras lideranças políticas e representantes da sociedade civil na região.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile