A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23), que as tarifas de energia elétrica nas residências atendidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um aumento de 14,91% a partir do próximo domingo, dia 28 de maio.
O processo de Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos e tem como base os investimentos realizados pela distribuidora em sua área de concessão, levando em consideração também os custos operacionais eficientes. Além disso, são considerados os reajustes dos demais itens que compõem a tarifa, como a compra de energia, transmissão e encargos setoriais.
Giordano Bruno Matos, gerente de tarifas da Cemig, destacou que os clientes residenciais da empresa receberam os menores reajustes tarifários do país nos últimos anos. Desde 2020, a Cemig já devolveu cerca de R$ 5 bilhões aos seus clientes, o que resultou na ausência de aumento na tarifa em 2020 e 2021, além de um aumento menor em 2022.
O anúncio do reajuste tarifário da Cemig é feito sempre pela Aneel na terça-feira anterior ao dia 28 de maio, data determinada para o reajuste das tarifas da Cemig Distribuição de acordo com o contrato. Vale ressaltar que as tarifas de todas as distribuidoras brasileiras são definidas pela Aneel.