Polícia Civil desmente ex-político que gravou vídeo com notícia falsa sobre o IML de Ituiutaba

Samir Augusto, ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Ituiutaba em 2020, afirmou falsamente que a instituição não contava com médicos peritos e que todo o serviço estava sendo realizado em Uberlândia

Foto: Reprodução/WhatsApp

Ex-político em atividade, Samir Augusto de envolveu em mais uma polêmica relacionada ao compartilhamento de notícias falsas, desta vez por conta de um vídeo sobre o funcionamento do Instituto Médico Legal (IML) de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, sendo desmentido publicamente pela Polícia Civil. Leia na íntegra abaixo!

A gravação foi feita e publicada pelo ex-vereador na manhã desta quarta-feira, 24, em frente ao IML, no Bairro Alvorada. “Aqui temos uma estrutura boa, mas não temos médicos peritos em Ituiutaba. Então as autopsias de Ituiutaba e de toda a região são realizadas em Uberlândia. Então, isso é um desprestígio muito grande. Eu pergunto pra você ituiutabano e da região, o que adiantou pra gente eleger o deputado André Janones, que não tem prestígio para conseguir um médico perito para o nosso IML?”, afirmou. Assista na íntegra!

Ocorre que a “notícia” publicada pelo também pré-candidato a prefeito de Ituiutaba em 2020 é falsa. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou um comunicado à população informando que desde janeiro de 2023, o IML de Ituiutaba conta com quatro médicos legistas, um secretário efetivo da prefeitura e um auxiliar de necrópsia contratado pela prefeitura. O texto também apresentou um balanço parcial dos atendimentos prestados na unidade entre janeiro e maio de 2023.

“Diante de ataques de notícias infundadas ao Posto Médico Legal de Ituiutaba-MG gostaríamos de esclarecer que, desde o início de janeiro de 2023, nosso IML consta de 4 Médicos Legistas da PCMG, 1 secretário concursado da prefeitura de Ituiutaba e 1 auxiliar de necropsia contratado da prefeitura de Ituiutaba. Desde então, realizamos 64 necropsias (Média de 12,8 necropsias/mês), 148 perícias indiretas, 17 perícias diretas, 8 perícias de sanidade mental, 9 laudos complementares e 7 perícias de sexologia forense. Fazemos cobertura de 10 cidades, sendo elas: Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre, Prata e Santa Vitória.

Neste mês de maio de 2023 até o momento, dia 24/05, realizamos 19 necropsias, sem
necessidade de nenhuma necropsia das cidades acima citadas serem encaminhadas à
Uberlândia-MG.

Nosso serviço não dispõe de médicos legistas, secretários e auxiliares de necropsia 24 horas e
nosso horário de funcionamento é das 08:30-20:00 horas de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana apenas sob comunicação prévia aos plantonistas.”

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile