A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ituiutaba marcou presença no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), realizado em Belo Horizonte, e na Feira Internacional de Tecnologias e Saneamento Ambiental (Fitabes). Durante o evento, a SAE reafirmou seu compromisso com o saneamento básico no município e em Minas Gerais, por meio de sua participação no estande da Regional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), da qual é associada.
A cerimônia de abertura do CBESA teve como destaque o tema “Caminhos da universalização dos serviços de saneamento e avanços com sustentabilidade”, assunto de grande relevância após a aprovação do novo Marco Legal do Saneamento. Esse marco estabelece metas ambiciosas, determinando que até 2033, as prestadoras do setor garantam que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e que 90% tenha acesso ao tratamento e à coleta de esgotos.
Embora a SAE já tenha alcançado grande parte das metas propostas pelo Marco Legal do Saneamento, a autarquia reconhece a importância de capacitar seus colaboradores no conhecimento de novas tecnologias, bem como em projetos e execuções mais rentáveis e inovadoras para o município de Ituiutaba. A diretora da SAE, Letícia Fernandes, destacou a participação da autarquia no estande da Assemae no CBESA, ressaltando a oportunidade de mostrar o trabalho realizado em Ituiutaba e de trocar experiências com outros prestadores e fornecedores do setor.
Durante o evento, o estande da Assemae recebeu a visita de aproximadamente 2.000 pessoas por dia. Colaboradores da SAE e demais associados realizaram a distribuição de materiais informativos institucionais, incluindo informações sobre o 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que será realizado em Poços de Caldas, entre os dias 18 e 22 de setembro de 2023.