Nesta terça-feira (30/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou de operação integrada, deflagrada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a qual resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de alimentos impróprios ao consumo humano e na prisão em flagrante de dois homens, proprietários do açougue alvo da ação.
Além da PCMG, participaram da ação a Polícia Militar (PMMG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Vigilância Sanitária, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Receita Estadual.
Ação conjunta
A equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Uberaba, do 5º Departamento de Polícia Civil, e a Patrulha Rural do 67º Batalhão da PMMG foram acionadas pela Vigilância Sanitária para auxílio na fiscalização de um açougue da cidade, onde poderia haver carnes de origem ilícitas.
Na ocasião, fiscais e perícia da PCMG constataram haver cerca de uma tonelada de alimentos impróprios ao consumo humano no local. Profissionais da Receita Estadual também apuraram indícios de sonegação fiscal.
Ainda no curso dos trabalhos, foi verificado que o caminhão de um frigorífico que fornece carne ao açougue estava com licenciamento vencido (ano 2020). Ainda em análise no veículo, foi constatado que o compartimento para transporte das carnes seria impróprio ao acondicionamento da mercadoria e a empresa não possuía notas fiscais dos produtos.
O caminhão foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Os proprietários do açougue foram presos por receptação e por ter em depósito, para a venda, alimentos impróprios ao consumo humano.